Especialista she (meio ambiente) – Sumaré/SP
Efetivo (CLT)
Responsabilidades
- Conformidade Regulamentar:
- Monitorar e garantir a conformidade com todas as regulamentações ambientais locais, estaduais e federais (Renovação de Licenças Ambientais, CADRI’s, AVCB, Outorgas, Produtos Controlados)
- Manter-se atualizado com as legislações e normativas ambientais vigentes e suas implicações para as operações da empresa.
- Coordenar e preparar documentos e relatórios para órgãos reguladores e assegurar o cumprimento de licenças ambientais.
- Gestão de Resíduos:
- Implementar estratégias para a gestão adequada de resíduos sólidos e líquidos gerados nas operações.
- Supervisionar o armazenamento, tratamento e disposição de resíduos de acordo com as melhores práticas e regulamentações.
- Avaliação e Monitoramento Ambiental:
- Conduzir avaliações de impacto ambiental e monitorar as condições ambientais nas áreas de operação da empresa.
- Implementar e gerenciar programas de monitoramento para emissões atmosféricas, qualidade da água e do solo.
- Gerenciamento de passivos ambientais;
- Implementação de Programas Ambientais:
- Desenvolver e implementar programas de gestão ambiental para promover práticas sustentáveis e reduzir o impacto ambiental.
- Coordenar iniciativas de eficiência energética e redução de emissões de gases de efeito estufa.
- Treinamento e Conscientização:
- Elaborar e ministrar treinamentos sobre práticas ambientais e políticas de conformidade para funcionários.
- Promover a conscientização ambiental dentro da empresa e incentivar a adesão a práticas sustentáveis.
- Resposta a Emergências de Segurança / Ambientais:
- Desenvolver e implementar planos de resposta a emergências ambientais e conduzir simulações e treinamentos.
- Gerenciar e coordenar a resposta a incidentes ambientais, incluindo derramamentos e contaminações.
- Análise e Melhoria Contínua:
- Analisar dados e relatórios ambientais para identificar áreas de melhoria e oportunidades para reduzir o impacto ambiental.
- Reavaliar e ajustar políticas e procedimentos ambientais para melhorar continuamente o desempenho ambiental da empresa.
- Relacionamento com Stakeholders:
- Manter comunicação eficaz com órgãos reguladores, comunidade local e outros stakeholders em questões ambientais.
- Participar de fóruns e reuniões relacionadas ao meio ambiente para representar os interesses da empresa.
Requisitos
- Bacharel em Meio Ambiente/Químico ou equivalentes;
- Técnico em segurança do trabalho e/ou meio ambiente;
- Especializações em áreas ambientais;
- Conhecimento nos softwares do Governo: eAmbiente, Via Fácil, Sigor, Sigam, entre outros;
- Conhecimento profundo da legislação ambiental brasileira e normas internacionais;
- Experiência prévia em gerenciamento ambiental em setores químicos ou industriais;
- Experiência mínima de 5 anos trabalhando em Indústrias;
- Experiência com Sistemas de Gestão (ISO14001 e ISO45001);
- Proatividade e habilidade para resolver problemas de forma eficaz;
- Inglês intermediário;
- Pacote Office Full.
Favoritar Vaga
Você deve entrar para favoritar este anúncio.