
Assistente de monitoramento – Brasília/DF
Temporário
AdministradorAnalista SocialBiólogoEcólogoEngenheiro AgrônomoEngenheiro AmbientalEngenheiro de ProduçãoEngenheiro FlorestalGeógrafoGestor AmbientalTécnico AgrícolaTécnico em AgroecologiaTécnico em AgronegócioTécnico em AgropecuáriaTécnico em Meio AmbienteTécnico FlorestalTecnólogo em AgroecologiaTecnólogo em AgronegócioTecnólogo em Gestão Ambiental
Descrição
- Prestar assistência ao PAGES na coordenação da área de Monitoramento e Avaliação, com relação aos aspectos técnicos, financeiros e administrativos, priorizando os interesses do Projeto, compreendendo: atualizar e implementar o Plano de Monitoramento e Avaliação do PAGES, interagir com a coordenação e demais áreas para efetivação do acompanhamento e avaliação, realizando a interlocução com os pontos focais de M&A das agências estatais (SEMA, SEDIHOP, ITERMA, AGERP, IMESC, etc.) envolvidas no PAGES para garantir a qualidade de dados e informações necessárias para seleção das comunidades a serem atendidas, para desenvolver estudos, relatórios e outras atividades de M&A, fornecer orientação técnica e supervisão de todas as atividades concernentes à sua área de atuação, elaborar em conjunto com a equipe do PAGES e das coexecutoras (quando corresponder) o Plano Operativo Anual – POA, com metas físicas para todos os indicadores e auxiliar na elaboração do Plano de Aquisições e Contratações, quando solicitado e formular recomendações se corresponder;
- Apoiar, caso necessário, o PAGES na coordenação das atividades necessárias para a implementação de um sistema informático de registro de atividades e beneficiários, compreendendo: i) Elaboração do Termo de Referência (TdR) para contratação de empresa para construção de um novo sistema; ii) Acompanhar, de forma tempestiva, os serviços realizados pela empresa, para garantir o cumprimento do TdR; iii) Realizar testes de integridade de banco de dados para verificação da qualidade do(s) sistema(s); e iv) Coordenar a capacitação do uso do(s) sistema(s) pelas partes interessadas;
- Prestar assistência em estabelecimento de procedimentos de trabalho internos e externos para garantir mecanismos adequados de coordenação institucional do M&A, tendo em vista que é de sua responsabilidade: organizar e efetuar o acompanhamento das atividades de campo, relacionadas com uso das ferramentas de M&A do Projeto, fornecer apoio e informações às missões de supervisão e apoio à implementação do FIDA, fornecer orientação técnica às equipes de Projeto para obter sistematicamente informações sobre o monitoramento das ações planejadas e realizadas, acompanhar o Marco Lógico, POA, metas, atividades e resultados do Projeto, realizar estudos, pareceres e outros documentos técnicos relacionados com a área de Monitoramento e Avaliação e manter o sistema informático de monitoramento e avaliação atualizado, com os avanços dos indicadores do Marco Lógico e POA;
- Prestar assistência ao PAGES em planejamento e coordenação da realização do estudo de Avaliação de Impacto (linha de base, meio termo e final), integrando as ferramentas e metodologias necessárias para avaliar a biodiversidade e a resiliência;
- Prestar assistência ao PAGES em coordenação e supervisão dos técnicos que atuarão em M&A, outras contratações que porventura vierem, a depender dos objetivos do PAGES, compreendendo: alinhar e comunicar as demandas com a coordenação do projeto, fornecer dados e informações de M&A para a equipe de Gestão do Conhecimento e Comunicação (GCC), atender as demandas advindas do planejamento e implementação das ações concernentes à sua área de projeto, bem como assegurar as melhores condições para o cumprimento dos respectivos planejamentos e objetivos, organizar e participar de workshops, consultas ou reuniões necessárias, elaborar, em conjunto com a equipe do PAGES, Relatórios Semestrais de Progresso (RSP) e financeiros ao PNUD, FIDA e GEM, sob a supervisão da coordenação geral do projeto, conforme necessário e garantir que todas as informações necessárias estejam disponíveis em tempo hábil para o GEM, FIDA e o PNUD.
Requisitos
- Requisitos mínimos de educação:
- Diploma do Ensino Médio completo é requerido.
- Diploma Universitário (Ensino Superior) nas áreas de Humanas e Ciências Sociais, Geografia, Administração, Tecnologia da Informação e Engenharia ou áreas afins será dada a devida consideração, mas não é um requisito.
- Anos mínimos de experiência profissional relevante:
- Mínimo de 4 anos (para Ensino Médio) ou 1 ano (para Ensino Superior) de experiência em Monitoramento e Avaliação e acompanhamento de projetos de desenvolvimento rural e social, com atividades correlatas ao disposto neste Termo de Referência e experiência com monitoramento e avaliação de projetos, preferencialmente na temática ambiental e agrária, é requerido.
- Habilidades necessárias:
- Experiência em métodos quantitativos e qualitativos de pesquisa, incluindo elaboração e aplicação de questionários, entrevistas e grupos focais, e conhecimento em amostragem e análise estatística básica;
- Experiência em metodologias de M&A, incluindo Teoria da Mudança e Marco Lógico, com aplicação de modelos avaliativos (formativo, somativo e de impacto), e conhecimento no uso de frameworks para planejamento e análise de projetos;
- Proficiência em Excel avançado, softwares estatísticos, plataformas de coleta de dados (KoboToolbox, Google Forms, SurveyMonkey) e experiência em sistemas de Business Intelligence;
- Experiência na construção e mensuração de indicadores SMART, uso de indicadores globais e aplicação de benchmarking e análise comparativa;
- Experiência na elaboração de relatórios técnicos e dashboards e apresentação de resultados com escrita clara e objetiva para diferentes stakeholders.
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