
Consultor(a) téc. inclusão socioprod. programas de seg. alimentar sul global – Brasília/DF
Temporário
Atribuições e Responsabilidades
- Organizar workshops (seminários) para formar técnicos e gestores públicos dos países parceiros sobre os benefícios da compra de alimentos proveniente da sociobiodiversidade,
- considerando a diversificação de produção, o aumento da resiliência do solo e a redução de custos com insumos.
- Promover estudos de caso e experiências exitosas de agricultores que adotaram esse modelo de produção, demonstrando a viabilidade econômica e ambiental.
- Realizar visitas técnicas a unidades produtivas que implementem boas práticas, oferecendo orientação direta aos agricultores e equipes técnicas dos órgãos governamentais
- Realizar um mapeamento de boas práticas de programas de compras institucionais que incentivem a agricultura familiar e a inclusão socio-produtiva.
- Elaborar relatórios e diagnósticos sobre as práticas mais eficazes para promover a integração de pequenos agricultores nos mercados institucionais nacionais e internacionais.
- Desenvolver e implementar estratégias que incentivem a participação de pequenos agricultores em programas de compras públicas.
- Trabalhar junto aos órgãos de compras de alimentos internacionais para contribuir com a viablilização da compra direta das instituições dos agricultores familiares, considerando aspectos de sustentabilidade e justiça social.
- Apoiar a coordenação da Unidade de Nutrição e Sistemas Alimentares no que for demandado, especialmente quanto à sua área de conhecimento.
Requisitos
- Formação: Graduação em nível superior completo na área de ciências agrárias, ciências humanas, sociais, saúde ou afins. Pós-graduação em áreas em áreas correlatas será um diferencial.
- Experiência:
- Mínimo de 07 anos de experiência com políticas e programas de Segurança Alimentar e Nutricional que viabilizam as compras da agricultura familiar
- Experiência prática com processos de logística, em especial da venda dos alimentos da Agricultura Familiar (passo a passo para a venda institucional);
- Experiência com a metodologia de rastreabilidade de pequenos agricultores familiares;
- Experiência em negociação com governos locais;
- Experiência com projetos de cooperação Sul-Sul será considerado um diferencial;
- Experiência em redes de Segurança Alimentar e Nutricional será um diferencial;
- Experiência de trabalho nas Nações Unidas será um diferencial.
Favoritar Vaga
Você deve entrar para favoritar este anúncio.