
Gerente de hseq – Jundiaí/SP
Efetivo (CLT)
Responsabilidades e atribuições
- Estabelecer estratégias para fortalecimento da cultura e eliminação dos riscos potenciais que possam resultar em acidentes, totalmente alinhadas com a estratégia global de HSEQ, apoiando e influenciando todas as áreas da organização para que a estratégia seja cumprida;
- Liderar pelo exemplo e garantir a conformidade com os padrões de saúde, segurança, meio ambiente e qualidade (HSEQ) estabelecidos pela organização;
- Contratar, treinar, desenvolver e motivar a equipe, manter um processo robusto de revisão da gestão organizacional e garantir que os planos de desenvolvimento de pessoas sejam criados e implementados;
- Elaborar, revisar e atualizar normas internas de segurança do trabalho e meio a ambiente, de acordo com a legislação vigente e as recomendações corporativas e ainda garantir a implantação das mesmas mediante visitas periódicas e auditorias nas unidades;
- Contribuir para manter a integridade física de equipamentos e funcionários, de forma a prevenir riscos de acidentes, por meio da divulgação e observação do cumprimento das normas estabelecidas, bem como efetuando estudos e análises dos locais e dos acidentes ocorridos, propondo modificações;
- Especificar e disponibilizar equipamentos de proteção individual (EPIs) com os riscos das atividades exercidas pelos funcionários. Para os contratados, deverá especificar e exigir o cumprimento pela contratada, incluindo os requisitos previstos em NRs;
- Gerir e assegurar as atividades da CIPA, mediante preparação e treinamento dos cipeiros com a divulgação dos programas estabelecidos, bem como atendendo às solicitações pertinentes a segurança do trabalho e meio ambiente (Ata de reuniões e plano de ações);
- Promover a divulgação do programa de proteção contra incêndios e vazamento de produtos químicos, mediante treinamento teórico e prático para brigada de emergência, bem como mantendo os equipamentos de combate (hidrantes, extintores, coletores e outros) em condições adequadas de utilização (Inclui planos de atendimento a emergência);
- Garantir programas de treinamento e conscientização a funcionários, contratados, clientes e outras partes interessadas no que concerne a acidentes emergenciais com gases e equipamentos. Todos os treinamentos previstos em NR estão inclusos. Integração de segurança de novos funcionários incluindo os treinamentos necessários para a execução de suas atividades, ex.: operadores de empilhadeira, espaço confinado, trabalho em altura.
- Atuar prontamente no atendimento à emergência relacionada, incluindo garantia de reporte do acidente, registro em sistema computadorizado específico, garantir a avaliação de causa raiz e implementação de ações corretivas e lições aprendidas. Inclui, mas não restringe a acidentes com veículos de distribuição de líquido ou gasoso, acidentes com cilindros nas instalações ou de clientes, acidentes com lesão, primeiros socorros e afastamento;
- Promover modificações no plano de emergência, mediante estudos e análises dos acidentes ocorridos, bem como prezando pela manutenção deste plano, incluindo a revisão quando necessário de todos os equipamentos de atendimento a emergências das unidades e veículos;
- Elaborar e enviar à diretoria HSEQ Brasil as informações estatísticas sobre sua área de atuação e sobre suas atividades relevantes e indicadores referente ao programa de segurança da organização;
- Fazer a gestão do contrato relacionado a empresa de atendimento a emergências químicas e ambientais;
- Ter pleno conhecimento de suas responsabilidades civis e criminais junto ao sistema de gestão de segurança do trabalho e meio ambiente, será integrante do SESMT.
Requisitos e qualificações
- Bacharel em Engenharia (química, mecânica, produção, ambiental, dentre outras) com habilitação/ formação em Engenharia de Segurança do Trabalho.
- Pós-graduação MBA em Administração de Empresas ou similar) – Desejável
- Lean Six Sigma – Desejável
- Inglês intermediário.
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