
Sanitarista (saúde pública) – Rio de Janeiro/RJ
Efetivo (CLT)
Responsabilidades
- Planejar, executar e avaliar programas de saúde pública, atuando técnica e administrativamente nos serviços de saúde, na prestação de cuidados globais a indivíduos e famílias, no desenvolvimento de programas educativos para os profissionais de saúde e comunidade, e nas pesquisas correlatas.
- Promover, proteger e recuperar a saúde coletiva.
- Coletar e analisar, juntamente com a equipe de saúde, dados sócio-sanitários da comunidade a ser atendida pelos programas específicos de saúde, consultando e compilando registros de instituições da comunidade (cartórios, serviços de saúde e outras que prestam assistência sócio-sanitária).
- Realizar inquéritos junto à população ou às instituições, entrevistas e observações, para possibilitar a diagnose e prognose da situação de saúde da comunidade, o conhecimento dos fatores que a estão condicionando e dos recursos disponíveis para as ações de saúde.
- Elaborar, juntamente com a equipe de saúde, normas técnicas e administrativas dos serviços, consultando documentos de outras entidades, para organizar programas em bases científicas.
- Estabelecer, juntamente com a equipe de saúde, os programas para uma coletividade, elaborando um plano escrito com base nas prioridades, tempo, produção e custo, para atender às necessidades de saúde da população, dentro dos recursos disponíveis.
- Planejar e desenvolver atividades específicas de assistência a indivíduos, famílias e outros grupos da comunidade, realizando consultas de enfermagem, visitas domiciliares, testes de imunidade, vacinação e investigações, para possibilitar a promoção e proteção da saúde de grupos prioritários e o aumento da cobertura dos programas.
- Supervisionar a execução dos cuidados de enfermagem mais simples, observando as técnicas planejadas e ensinadas pelo Enfermeiro, em geral e delegadas ao pessoal Auxiliar ou Técnico de Enfermagem, a um membro da família ou a outras pessoas da comunidade, para obter maior eficiência do tratamento e promoção da saúde.
- Realizar programas educativos para grupos da comunidade, ministrando cursos e palestras, coordenando reuniões e aplicando testes de avaliação de conhecimentos, para motivar o desenvolvimento de atitudes e hábitos sadios.
- Criar, juntamente com educadores de saúde pública e assistentes sociais, grupos na comunidade, estudando a situação sócio-sanitária e enfocando os aspectos prioritários, para conscientizar a população e cooperar na solução de seus próprios problemas.
- Colaborar na área de estágio profissional, realizando palestras e demonstrações, revisando técnicas, supervisionando e avaliando rendimentos, para formar e informar profissionais na área de saúde pública.
- Realizar outras atividades pertinentes ao cargo, seguindo as determinações do Gestor imediato e padronizações da instituição e demais diretrizes da portaria MS/GM nº 2.488/2011.
Requisitos
- Ensino Superior Completo na área da Saúde.
- Preencher os requisitos da Resolução SMS 4871 de 13 de Abril de 2021, a saber: ao menos 2 (dois) dos critérios abaixo: Ter no mínimo 3 (três) anos de experiência de atuação direta na saúde da família ou no núcleo de apoio à saúde da família. Ter no mínimo 5 (cinco) anos de experiência profissional na área da saúde. Ter no mínimo 3 (três) anos de experiência de atuação em um centro de atenção psicossocial (CAPS). Certificado de conclusão de pós-graduação stricto sensu em saúde da família, saúde pública ou saúde coletiva. Certificado de conclusão de residência ou pós-graduação lato sensu em saúde. Título de especialista reconhecido pela associação médica brasileira (AMB). Ter participado de 3 (três) atividades de atualização científica e/ou acadêmica nas áreas: Saúde da Família, Medicina, Saúde Pública e Saúde Coletiva (congressos, seminários, workshop, capacitações em cursos presenciais ou à distância) nos últimos dois anos antes da contratação.
Favoritar Vaga
Você deve entrar para favoritar este anúncio.