Analista de sgi pl – São Paulo/SP
Efetivo (CLT)
Responsabilidades
- Realizar o mapeamento e integração de processos, procedimentos e práticas organizacionais, identificando riscos e atividades críticas relacionadas à qualidade, meio ambiente, segurança e saúde ocupacional, entre outros. Atuar na revisão e implementação de políticas e procedimentos unificados, aperfeiçoando métodos internos e contribuindo para o alcance dos objetivos e metas da empresa.
- Realizar a estruturação da documentação do sistema de gestão para adequação às normas aplicáveis ao escopo de certificação, desenhar processos e fluxogramas para implantação, padronizar atividades e medição de performance, elaborar documentos para padronização de processos corporativos, planilhas, relatórios e apresentar análises de resultados.
- Atuar na avaliação da eficiência dos monitoramentos e controles, com base nos riscos identificados, além de apoiar a estruturação e gestão dos riscos estratégicos e de processos em toda a organização.
- Dar suporte à manutenção de processos operacionais alinhados à estratégia e missão da empresa. Elaborar e ministrar treinamentos sobre diretrizes, documentos e temáticas relacionadas ao Sistema de Gestão Integrada (SGI).
- Realizar planejamento, contratação e execução de auditorias internas, além de acompanhar auditorias externas de certificação, manutenção ou de clientes, a fim de demonstrar a conformidade do Sistema de Gestão Integrada.
- Elaborar e/ou participar da confeção de relatórios diversos, mapeamentos e outras exigências ligadas ao Sistema de Gestão, comentando, justificando e recomendando melhorias para atender exigências legais e contribuir para o aperfeiçoamento das condições de qualidade, segurança do trabalho, saúde ocupacional e proteção ambiental.
- Manter contato com partes interessadas externas sobre temas relacionados ao Sistema de Gestão Integrada. Zelar pela manutenção e melhoria contínua do SGI, garantindo a estruturação e atualização conforme normas internas e requisitos normativos aplicáveis.
- Analisar, acompanhar e administrar não conformidades identificadas, atuando ou apoiando na investigação de causas e responsabilidades, avaliando vulnerabilidades e propondo medidas de melhoria, prazos e ações corretivas para evitar reincidências e restabelecer as condições ideais de operação e conformidade.
- Implementar programas educativos sobre melhoria contínua, promovendo meios de divulgação, elaboração e distribuição de materiais informativos, reforçando regras e boas práticas de Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança no Trabalho (QSMS).
- Realizar palestras, integrações de novos colaboradores, treinamentos de conscientização e reuniões internas, apoiando campanhas e programas do SGI, esclarecendo dúvidas e reforçando as regras estabelecidas.
- Implementar, promover e estimular a divulgação e conscientização dos colaboradores para participação ativa em ações e eventos do Sistema de Gestão, monitorando, informando e treinando as equipes para o cumprimento das normas e procedimentos regulamentares — principalmente no tratamento de não conformidades —, contribuindo para o cumprimento dos preceitos normativos e legais do SGI.
- Cumprir políticas, procedimentos e padrões estabelecidos pelo sistema de gestão, utilizando equipamentos preventivos, observando normas e procedimentos regulamentares, reportando desvios e propondo correções de atos inseguros, de modo a contribuir para a implementação e manutenção dos preceitos normativos e legais que regem o SGI.
- Participar de eventos internos, campanhas e treinamentos ligados ao Sistema de Gestão Integrada.
Requisitos
- QUALIFICAÇÕES MÍNIMAS
- Ensino Superior completo ou cursando a partir do 6º semestre, preferencialmente em Engenharia, Administração e/ou outra área compatível com as atividades do cargo.
- Conhecimento e/ou vivência com Sistema de Gestão da Qualidade e/ou Gestão Integrada (QSMS).
- Excel avançado (criação de dashboards e gráficos).
- Familiaridade com ferramentas de BI.
- Habilidades analíticas para consolidação e análise de dados.
- Criação de materiais visuais e apresentações diversas.
- Capacidade para trabalhar com precisão e atenção aos detalhes, garantindo a qualidade e integridade dos materiais desenvolvidos.
- Capacidade de colaborar efetivamente com diferentes equipes e áreas da organização, coletando dados e obtendo insights relevantes.
- Senso de organização e iniciativa.
- Comunicação verbal clara e eficaz.
- Capacidade de persuasão e dinamismo.
- Cultura voltada para QSMS.
- Foco no cliente interno.
- Habilidade de negociação e criatividade.
- Trabalho em equipe e resiliência.
- Habilidade para atuar sob pressão.
- Boa comunicação interpessoal.
- Resolução de problemas.
- Seriedade e inteligência emocional, mantendo profissionalismo e equilíbrio nas iterações com diferentes pessoas.
- QUALIFICAÇÕES PREFERENCIAIS
- Experiência ou participação na implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO 9001), incluindo entendimento e aplicação prática da norma.
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