Analista comercial jr – Sorocaba/SP
Efetivo (CLT)
Responsabilidades
- Preparar propostas padronizadas, verificando precedentes ou parâmetros técnicos e legais, providenciando documentações exigidas nos editais, realizando levantamentos pertinentes, mediante orientação superior, de forma a contribuir para os fechamentos de propostas comerciais.
- Realizar levantamentos internos, buscando dados sobre custos de operações (diretos e indiretos), recursos, condições de investimentos, financiamentos e demais informações técnico-operacional e financeira pertinentes, visando contribuir para a formação de preços dos serviços.
- Elaborar projeções de fluxos de caixa, à luz do funcionamento dos sistemas e dos riscos envolvidos (técnicos, operacionais e financeiros), fazendo simulações de financiamentos, avaliando margens e outros elementos, para certificar-se da viabilidade econômico-financeira das propostas contratuais.
- Apresentar ao superior as análises realizadas, propostas de preços ou tarifas a serem praticados e das cláusulas das propostas comerciais, visando à sua aprovação.
- Conduzir e manter processos de cadastramento da empresa, buscando nas áreas internas informações e documentos jurídicos, de regularidade fiscal, de qualificação técnica, econômico-financeira e outros exigidos pelos editais e também, as condições de exequibilidades das propostas, procedendo conforme orientação superior, para possibilitar a sua participação nas concorrências públicas.
- Desenvolver e elaborar relatórios de desempenho das equipes de vendas, criando ferramentas de avaliação e controle, compilando indicadores de produtividade, para nortear o controle e a projeção das transações comerciais.
- Comunicar o desenvolvimento do seu trabalho, verbalmente ou através de relatórios, demonstrativos etc, enviando informações sobre os contatos e as transações comerciais realizadas, o status das negociações, a receptividade dos produtos e as articulações da concorrência, para possibilitar avaliação e controle das vendas.
- Acompanhar o andamento dos contratos junto às áreas internas, intercambiando informações técnico-operacionais e financeiras, de forma a inteirar-se sobre o desenvolvimento dos trabalhos e eventuais dificuldades operacionais, dos pagamentos realizados pelo cliente, do cumprimento de prazos, da qualidade dos serviços e demais informações pertinentes ao andamento dos contratos.
- Manter controles sistemáticos de propostas em andamento, prazos, custos, resultados, entre outros indicadores de interesse da área.
- Atender a distribuidores, revendedores, fornecedores, agentes, parceiros, etc no sentido de prestar ou obter informações comerciais, necessidades de execução de serviços, movimentações de documentos, entre outros contatos de interesse, visando contribuir para o fluxo normal dos trabalhos da área.
- Manter contatos ocasionais com os clientes, no sentido de prestar ou obter informações rotineiras, encaminhar documentos ou para atender às solicitações do superior.
- Manter cadastro de clientes, agendas e demais anotações pertinentes, para nortear visitas comerciais e/ou atividades relacionadas.
- Assessorar o superior nos assuntos de formação de preços, avaliação de concorrência, equipes, trabalhos de pós-vendas, etc, contribuindo com informações ou sugestões, visando à melhoria da performance das vendas e a projeção da imagem da empresa.
- Cumprir políticas, procedimentos e padrões estabelecidos pelo sistema de gestão específico, utilizando equipamentos preventivos, observando normas e procedimentos regulamentares, reportando desvios e propondo correções de atos inseguros, de modo a contribuir para a implementação e manutenção dos preceitos normativos, legais e atos que regem o SGI.
- Participar dos eventos internos / campanhas / treinamentos ligados ao SGI.
- Executar outras tarefas de mesma natureza e complexidade, a critério de seu superior.
Requisitos
- QUALIFICAÇÕES MÍNIMAS
- Ensino superior completo.
- Sólidos conhecimentos dos produtos e serviços comercializados pela empresa.
- Estudos de viabilidade técnico-comercial e financeira das propostas.
- Conhecimentos legais sobre licitações e concorrências públicas, tributação e legislação ambiental.
- Senso de organização, tino comercial, discernimento, agilidade, excelentes condições de relacionamento interpessoal.
- Adaptabilidade, comunicação, foco no cliente, cumprimento de metas, trabalho em equipe.
- Experiência mínima de 2 anos na função.
- Experiência mínima de 6 meses na função ou em cargo de carreira dentro da empresa.
- Inglês intermediário.
- QUALIFICAÇÕES PREFERENCIAIS
- Preferencialmente em economia, administração de empresas, engenharia ou outro compatível com as atividades de comercialização dos produtos e serviços da empresa.
- Inglês avançado.
Benefícios
- Assistência médica.
- Assistência odontológica.
- Auxílio academia.
- Auxílio farmácia.
- Cesta de natal.
- Seguro de vida.
- Vale-refeição.
- Vale-transporte.
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