Consultoria em diagnóstico de ater para restauração ecológica – Brasil
Autônomo / PJ
Responsabilidades
- Mapear e caracterizar instituições, organizações, coletivos e iniciativas (formais e informais) que ofertam ATER voltada à restauração ecológica em todos os biomas brasileiros.
- Identificar capacidades técnicas, composição e disponibilidade de equipe, arranjos institucionais, metodologias de atuação, instrumentos técnicos utilizados e interfaces com políticas públicas de ATER e de restauração.
- Analisar lacunas geográficas, incluindo territórios desassistidos e regiões com baixa densidade de serviços de ATER.
- Identificar limitações logísticas, operacionais e financeiras enfrentadas pelas organizações provedoras de ATER.
- Sistematizar riscos, desafios e oportunidades para o fortalecimento da ATER para restauração em cada bioma.
- Caracterizar o nível de integração da perspectiva de gênero nas estratégias e metodologias de ATER.
- Avaliar o alcance das ações de ATER junto a grupos vulnerabilizados, incluindo povos indígenas, povos e comunidades tradicionais (PCTs), agricultores familiares, mulheres e jovens.
- Realizar mapeamento de partes interessadas no âmbito da ATER para restauração, com análise de influência, interesse, papéis na cadeia da restauração e interações entre atores.
- Elaborar análise relacional das redes de atores, incluindo representação visual (ex.: mapas de redes em plataformas como Kumu).
- Elaborar recomendações estratégicas para fortalecimento institucional e técnico das organizações de ATER.
- Elaborar recomendações para desenho e implementação de programas de capacitação e formação em ATER voltados à restauração.
- Elaborar recomendações para articulação entre ATER e políticas públicas setoriais.
- Elaborar recomendações para integração de gênero e inclusão social e ampliação do alcance a grupos vulnerabilizados.
Requisitos
- REQUISITOS MÍNIMOS
- Experiência comprovada em Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), de preferência com foco em restauração e paisagens e florestas sistemas produtivos sustentáveis, análise institucional avaliação de capacidade de organizações apoio na elaboração de relatórios, integração e inclusão social produção de diagnósticos participativos com múltiplos atores, sistematização de dados qualitativos e quantitativos e elaboração de relatórios técnicos.
- Equipe mínima de duas pessoas, contemplando as seguintes funções e qualificações: Coordenação: Liderança metodológica, articulação com a empresa e coerência técnica entre os produtos; Experiência comprovada em ATER, restauração de paisagens e florestas e políticas públicas relacionadas; Experiência prévia em diagnósticos institucionais e mapeamento de capacidades; Experiência com redação técnica e síntese analítica, com entrega de relatórios e produtos estruturados.
- Especialista em gênero e inclusão: Experiência consolidada em análises de gênero e inclusão social, com abordagem interseccional (gênero, raça, geração, território); Capacidade comprovada de facilitação de processos participativos, condução de entrevistas e grupos focais e sistematização de resultados; Domínio de ferramentas de análise e visualização de redes, como Kumu, Gephi, ou similares; Excelentes habilidades de redação técnica e síntese analítica, com entrega de relatórios e produtos estruturados.
- REQUISITOS PREFERENCIAIS
- Conhecimento sobre mecanismos de governança colaborativa e redes multissetoriais.
- Familiaridade com protocolos e salvaguardas sociais e ambientais de projetos multilaterais.
- Capacidade de integrar abordagens qualitativas e quantitativas na análise (ex.: análise de centralidade, grau de conectividade, papéis institucionais).
Favoritar Vaga
Você deve entrar para favoritar este anúncio.
