
Analista ambiental – Juazeiro/BA
Efetivo (CLT)
Responsabilidades e atribuições
- Prestar assistência na implementação da Política de Gestão Integrada, divulgando através de treinamentos e distribuição de cartazes com o objetivo de conscientizar todos os colaboradores;
- Atuar na implantação de um sistema de monitoramento dos requisitos legais aplicáveis a qualidade, meio ambiente e segurança do trabalho realizando levantamentos diários da legislação vigente para que a empresa atenda as especificações legais.
- Avaliar e monitorar os aspectos e impactos e perigos e danos relacionados a atividades da empresa, analisando com base em uma metodologia específica de forma a minimizá-los.
- Apoiar na elaboração procedimentos operacionais, específicos e sistêmicos, acompanhando os diversos processos e atividades da empresa para estruturar um banco de documentos que servirá como base para as auditorias do SGI.
- Controlar e monitorar o atendimento dos condicionantes das licenças ambientais, realizando levantamentos dos condicionantes, elaborando relatórios técnicos e solicitando serviços de consultoria especializados, com o objetivo de assegurar a renovação da licença.
- Atuar na elaboração e implantação dos procedimentos de atendimento a emergências, trabalhando em parceria com o Setor de Segurança do Trabalho com a finalidade de dispor de planos de contingências em casos de emergências.
- Planejar e promover treinamentos junto com os recursos humanos, embasando-se nos procedimentos operacionais e específicos para desenvolver a capacidade, conscientização e competência dos funcionários, a fim de buscar a melhoria contínua da qualidade, meio ambiente e segurança do trabalho.
- Elaborar e monitorar os indicadores do sistema de gestão integrado, definindo com os chefes de departamento e gerentes de cada divisão conforme importância das atividades a serem monitoradas e atendimento aos requisitos das normas ISO com o objetivo de avaliar e monitorar o desempenho do SGI.
- Implantar o controle de documentos e registros, arquivando em locais específicos e monitorando datas de validade e número de revisão, com o objetivo de mantê-los atualizados.
- Prestar apoio na implantação dos procedimentos de avaliação e qualificação dos fornecedores, trabalhando em parceria com o setor de compras e almoxarifado, visando verificar e monitorar os fornecedores que dispõem de produtos que venham a prejudicar o desempenho do processo produtivo.
- Atuar na implantação dos procedimentos de tratamento de não conformidades – ações corretivas e preventivas, treinando as chefias para avaliar os problemas relacionados as suas atividades com objetivo de desenvolver planos de ação eficientes.
- Atuar no planejamento e implantação dos procedimentos de auditorias internas, elaborando cronogramas e check list com o objetivo de verificar se o sistema está funcionando conforme especificações da norma ISO.
- Atuar na implantação do procedimento de análise crítica pela alta administração, definindo os indicadores que serão discutidos nas reuniões, a periodicidade para avaliar o processo de melhoria.
Requisitos e qualificações
- Formação nível Superior completo em Engenharia ou Administração;
- Conhecimento avançado em Excel;
- Familiaridade com a ferramenta de Power BI;
- Habilidade de comunicação, tanto escrita quanto verbal;
- Desejável experiência de 1 a 2 anos.
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