
Assessor de negócios comunitários de impacto socioambiental – home office
Autônomo / PJ
Responsabilidades
- Assessorar negócios comunitários para que se tornem mais resilientes e competitivos, através do fortalecimento de boas práticas de gestão.
- Apoiar e orientar os negócios comunitários a acessarem crédito de forma planejada e assertiva a fim de garantir o devido retorno econômico e a boa experiência na gestão de recursos financeiros.
- Realizar o acompanhamento financeiro de negócios comunitários com crédito contratado junto à empresa, zelando pela transparência de informações e priorizando ações com foco na promoção de adimplência, de forma a garantir a boa experiência com o crédito.
- Orientar e acompanhar os negócios comunitários em assuntos técnicos associados à gestão de empreendimentos, com foco prioritário em ações de gestão financeira, contábil e comercial, organizando as ações na elaboração de Planos de Ação de curto e médio prazo.
- Acompanhar ativamente a atualização dos fluxos de caixa a serem elaborados em conjunto com os negócios comunitários acompanhados, a fim de verificar a sustentabilidade financeira do empreendimento e a sua capacidade efetiva de pagamento de financiamentos.
- Apoiar a elaboração, monitoramento e acompanhamento de projetos de crédito a serem submetidos à empresa ou a instituições financeiras que operam o crédito rural.
- Identificar e sinalizar à equipe empresa a necessidade de apoio adicional aos negócios comunitários, para garantir a boa execução dos Planos de ação e dos resultados esperados.
- Participar de reuniões de planejamento e orientação junto à equipe da empresa dos diversos núcleos relevantes ao trabalho.
- Coletar informações e participar das atividades de monitoramento da assessoria aos negócios comunitários, utilizando os indicadores estabelecidos pelos projetos.
- Contribuir com outras áreas da empresa, promovendo a colaboração técnica visando o desenvolvimento dos Negócios Comunitários.
- Contribuir na elaboração de relatórios para a empresa e financiadores.
- Desenvolver materiais técnicos-pedagógicos a serem utilizados em atividades de formação junto aos negócios comunitários.
- Planejar e executar encontros com os negócios comunitários para fortalecimento de objetivos temáticos prioritários.
Requisitos
- QUALIFICAÇÕES MÍNIMAS
- Formação superior completa em administração, economia, contabilidade ou áreas correlatas.
- Experiência profissional comprovada em gestão, governança e assistência técnica junto a cooperativas e/ou associações extrativistas e da agricultura familiar, bem como atuação com projetos de desenvolvimento rural com impacto socioambiental.
- Conhecimento sobre o funcionamento das políticas públicas do PNAE, PAA, PGPM Bio e do PRONAF.
- Residência na região Norte do Brasil, preferencialmente nos estados do Acre, Amapá, Amazonas e Pará.
- Excelentes habilidades de redação técnica e comunicação verbal.
- Habilidade para capacitar pessoas, dialogar com parceiros e lideranças de organizações.
- Capacidade de trabalho em equipe, foco em resultados, organização e planejamento.
- Domínio do pacote Office em nível avançado (Word, Excel e PowerPoint).
- Disponibilidade para viagens terrestres, aéreas e/ou marítimas.
- Conhecimento e habilidade com as ferramentas Google (gmail, google agenda, google drive, google sala de aulas).
- QUALIFICAÇÕES PREFERENCIAIS
- Experiência em ações de assistência a Negócios Comunitários ligadas ao desenvolvimento das gestão e das atividades econômicas dos empreendimentos.
- Capacidade analítica apurada, com foco em soluções práticas.
- Facilidade para tomada de decisão e priorização de entregas.
- Alinhamento com a missão, valores e princípios da empresa.
- Vivência prévia com organizações do Terceiro Setor, cadeias produtivas da sociobiodiversidade ou desenvolvimento territorial sustentável.
Favoritar Vaga
Você deve entrar para favoritar este anúncio.