Assessoria de comunicação para ciência do clima e inteligência de dados e territorial – remoto
Autônomo / PJ
Desafios
- Aumentar a capacidade da equipe de comunicação e dar suporte geral a área de comunicação, apoiando o atendimento a agenda de Ciência do Clima e Inteligência de Dados e Territorial.
- Apoiar o desenvolvimento da estratégia de comunicação, ações e engajamento, por um período de 12 meses.
- Coordenar a implementação do Plano de Comunicação das frentes e monitorar a execução.
- Desenhar o fluxo interno de processos para operacionalizar a estratégia de comunicação.
- Planejar e implantar o desenvolvimento de audiovisuais (materiais gráficos, digitais, vídeos, brindes, textos, artigos, etc) junto aos fornecedores aprovados pela gerência de comunicação do Instituto.
- Atuar na produção de conteúdo em conformidade com o plano de comunicação e diretrizes editoriais e visuais do Instituto.
- Manter atualizados e disponíveis materiais sobre a iniciativa na rede e canais institucionais.
- Analisar oportunidades, propor e implantar ações inovadoras.
- Planejar, organizar e implementar divulgações, campanhas e eventos alinhados e aprovados pela equipe de comunicação do Instituto.
- Realizar a gestão do trabalho de fornecedores das iniciativas aprovados pela gerência de comunicação do Instituto.
- Acompanhar, analisar e implementar as ações de RP da agenda alinhada com a RP do Instituto.
- Mensurar as ações e os resultados de comunicação das iniciativas.
- Participar das reuniões quinzenais de alinhamento com a equipe das iniciativas e semanais da área de comunicação do Instituto.
- Acompanhar e pautar a cobertura de eventos (virtuais) e ativações.
- Apresentar relatórios mensais de ações e resultados e de monitoramento do plano de comunicação das frentes atendidas.
- Contribuir na elaboração de procedimentos operacionais para alimentação de bancos de dados (clipping, CRM, fotos, pagamentos) de acordo com as diretrizes do Instituto e em respeito a LGPD.
- Seguir estritamente o Brandbook e a arquitetura de marcas do Instituto, bem como as políticas de comunicação do Instituto.
Qualificações chave
- Formação acadêmica: Ensino Superior completo nas áreas de Comunicação, especialmente Jornalismo e Relações Públicas.
- Experiência comprovada na área de comunicação.
- Excelente comunicação verbal e escrita.
- Facilidade no relacionamento interpessoal.
- Desenvoltura para trabalhar em equipe multidisciplinar e com diferentes atores sociais.
- Habilidade para trabalhar com demandas simultâneas e prazos.
- Orientação para resultados.
- Senso de urgência.
- Pensamento inovador e atitude colaborativa.
- Facilidade na sistematização de informações.
- Proatividade| diligência.
- Inglês B2.
- Organização, comprometimento, motivação, concentração, criatividade e flexibilidade.
Qualificações desejáveis que serão consideradas diferenciais
- Experiência anterior com comunicação no terceiro setor.
- Conhecimento em ativações e campanhas de comunicação para o advocacy.
Condições de trabalho
- Contratação PJ.
- Ter CNPJ aberto e CNAE compatível com escopo do serviço.
- Ter conta corrente jurídica para a realização dos pagamentos (até a data da contratação).
- O(a) assessor(a) designado(a) para a execução do serviço deverá ter vínculo comprovado com a empresa que será contratada.
- As atividades e execução do serviço relacionado no escopo do presente TdR estão previstas no período de Jan|2026 a Jan|2027.
- Disponibilidade para viagens esporádicas.
Início
- Janeiro de 2026.
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