
Ativador de negócios comunitários – MG
Autônomo / PJ
Responsabilidades
- Atuar na implementação da ativação de negócios comunitários de impacto socioambiental, por meio da preparação e execução de atividades relacionadas aos Ciclos de Desenvolvimento de Negócios Comunitários, tais como reuniões, oficinas, capacitações, fóruns, intercâmbios, estudos, entre outros.
- Aplicar junto aos negócios comunitários as ferramentas de diagnósticos de maturidade institucional e levantamentos de dados locais conforme solicitação da empresa.
- Elaborar e implementar os Planos de Desenvolvimento Organizacional dos Negócios Comunitários articulando ferramentas, metodologias e parcerias importantes com iniciativas locais e regionais que promovam serviços e soluções de desenvolvimento das capacidades dos empreendimentos.
- Manter contato permanente com as lideranças dos negócios comunitários de impacto socioambiental, por via remota e presencial, facilitando e viabilizando a implementação das atividades dos Ciclos de Desenvolvimento de Negócios Comunitários, por meio de acompanhamento e orientação técnica.
- Apoiar os demais membros da equipe do Programa de Ativação, sempre que necessário, na implementação do Ciclo de Desenvolvimento de Negócios Comunitários e na ações de Ativação de Ecossistemas de Negócios Comunitários em outros ecossistemas e biomas.
- Facilitar e apoiar o alinhamento e a execução de ações integradas com as demais áreas da empresa envolvidas na implementação do Ciclo de Desenvolvimento de Negócios Comunitários.
- Identificar e sinalizar à equipe gestora do projeto o potencial de entrada de NCISs nos Programas de Assessoria ao Crédito Rural e CrediAmbiental da empresa, para garantir a boa execução dos Planos de Desenvolvimento Organizacional e alcance dos resultados do projeto.
- Planejar e executar o Fundo de Oportunidades, recurso não reembolsável direcionado aos NCISs mais engajados do projeto, destinado a atividades formativas, pequenos investimentos em infraestrutura, contratações pontuais e estudos contratados sob demanda, a partir das prioridades presentes nos PDOs dos NCISs.
- Contribuir no aprimoramento de conceitos e ferramentas da empresa focadas na ativação de ecossistemas para o desenvolvimento das capacidades nos negócios comunitários, incluindo a proposição de ajustes, complementações e novas abordagens.
- Apoiar na gestão de conhecimentos dos projetos e iniciativas da empresa, bem como na sistematização de experiências, elaboração de relatórios de prestação de contas, preparação de publicações técnicas dos projetos e iniciativas da empresa, bem como em atividades de levantamento de dados e monitoramento dos impactos e resultados do Instituto Conexões Sustentáveis.
- Manter comunicação ativa com a coordenação, exercendo uma visão sistêmica e crítica sobre as demandas dos negócios comunitários, considerando as diferentes temporalidades e dimensões dos desafios, contribuindo na proposição de soluções que assegurem a boa execução das ações de ativação e o alcance dos resultados esperados.
- Assegurar o cumprimento das ações do Programa de Ativação, incluindo a participação em reuniões semanais e mensais da equipe do programa, preenchimento de planilhas, relatória das atividades além de elaborar apresentações.
- Garantir o uso adequado dos sistemas indicados pela empresa (como Trello, Google Meet, Google Agenda, entre outros), foco no cumprimento de prazos, eficiencia e a qualidade das operações.
Requisitos
- QUALIFICAÇÕES MÍNIMAS
- Residir em municípios no norte de Minas Gerais (preferencialmente em Montes Claros).
- Formação superior completa em áreas como agronomia, geografia, sociologia, administração, economia, gestão ambiental, engenharia florestal, direito ou áreas afins.
- Conhecimento e experiência com associativismo e cooperativismo e suas principais bases.
- Experiência em projetos de desenvolvimento socioeconômico e ambiental no meio rural com impacto socioambiental para agricultores familiares e populações tradicionais no Cerrado.
- Disponibilidade para viagens para áreas rurais e florestais.
- Ter boa capacidade de comunicação, disposição, bom relacionamento interpessoal e empatia nas relações com pessoas de diferentes trajetórias e culturas.
- Facilidade em articular e mediar a interlocução com diferentes instituições estratégicas no território para o desenvolvimento das ações dos projetos.
- Proatividade e compromisso com a entrega de resultados com qualidade, dentro dos prazos estabelecidos.
- QUALIFICAÇÕES PREFERENCIAIS
- Capacidade de trabalhar em ambientes horizontais, com equipe multidisciplinares e operando em rede.
- Aptidão para trabalhar com redes que envolvem diferentes atores sociais (negócios comunitários, organizações de apoio governamentais e não-governamentais, empresas e entidades representativas).
Favoritar Vaga
Você deve entrar para favoritar este anúncio.