Coordenador(a) de aterro – Biguaçu/SC
Efetivo (CLT)
Responsabilidades
- Coordenar a rotina diária de operação do aterro sanitário, incluindo recepção, pesagem, disposição e compactação dos resíduos.
- Coordenar equipes operacionais (motoristas, operadores de máquinas, técnicos ambientais, engenheiros etc.), promovendo desenvolvimento, engajamento e alta performance. Apoiar a realização de treinamentos e executar avaliações de desempenho de seus subordinados.
- Fornecer feedback contínuo aos liderados e equipes, promovendo e facilitando o desenvolvimento profissional das pessoas.
- Monitorar, analisar e atuar sobre indicadores-chave de performance (KPIs) operacional e ambiental (ex: controle de chorume, biogás, estabilidade geotécnica, vida útil do aterro, monitoramento ambiental), com a elaboração, execução e acompanhamento de planos de ação.
- Elaborar e acompanhar o plano de operação do aterro e cronogramas de execução, bem como contribuir para a sua correta execução, dentro dos prazos estipulados.
- Coordenar contratos de serviços terceirizados e de fornecedores, garantindo condições operacionais adequadas e realizando o fechamento mensal de medições de serviços.
- Apoiar o controle e otimização do uso de materiais e insumos operacionais e a gestão de estoque da unidade.
- Apoiar o controle e análise de OPEX (despesas operacionais), buscando eficiência na utilização dos recursos operacionais e o cumprimento das metas da unidade.
- Apoiar no planejamento e execução de CAPEX (investimentos), propondo investimentos em equipamentos, melhorias e expansões, alinhados à estratégia da empresa e ao cumprimento das metas da unidade.
- Apoiar a elaboração do orçamento da unidade para o exercício seguinte, garantindo alinhamento com as diretrizes estratégicas corporativas e metas de resultado.
- Apoiar a elaboração, implementação e acompanhamento de planos de eficiência operacional focados na redução de custos e aumento de receitas.
- Excelência Operacional: Buscar continuamente a otimização de processos e melhoria das operações do centro de gerenciamento de resíduos.
- Manter-se atualizado sobre novas tecnologias e avaliar sua aplicabilidade para melhoria das operações.
- Promover e garantir atendimento integral aos órgãos ambientais e regulamentações aplicáveis (ex: CONAMA, ABNT, segurança do trabalho, legislações estaduais e municipais), assim como a perfeita execução das exigências técnicas/condicionantes das licenças do empreendimento. Apoiar os processos de licenciamento ambiental da unidade.
- Identificar, avaliar e mitigar riscos operacionais, ambientais e regulatórios.
- Elaborar relatórios gerenciais e técnicos para apresentação à diretoria e órgãos ambientais.
- Apoiar a prestação de contas da empresa e participar de auditorias ambientais, internas e externas.
- Apoiar na interface com os stakeholders do negócio (órgãos ambientais, prefeituras, comunidades, fornecedores, clientes, áreas de apoio, etc).
- Apoiar iniciativas de transformação e melhoria contínua na unidade.
- Promover e disseminar os valores e cultura da empresa na unidade e atuar como exemplo.
- Zelar pela cultura de segurança da empresa e pelos seus princípios éticos e de compliance.
Requisitos
- QUALIFICAÇÕES MÍNIMAS
- Ensino superior completo em Engenharia (Ambiental, Civil, Química ou áreas correlatas).
- Experiência mínima de 4 anos em gestão operacional, com liderança de equipes.
- QUALIFICAÇÕES PREFERENCIAIS
- Pós-graduação em Gestão Ambiental, Engenharia Sanitária, Geotecnia ou áreas afins.
- Experiência com operações de aterros sanitários ou áreas correlatas de gestão de resíduos sólidos.
- Espanhol (intermediário) e Inglês (intermediário).
- Vivência com controle orçamentário (OPEX) e planejamento e execução de investimentos (CAPEX) e conhecimento de ferramentas de gestão (ex: PDCA, 5S, 5 porquês).
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