
Coordenador(a) de ssma – Santos/SP
Efetivo (CLT)
Responsabilidades e atribuições
- Promover a proteção da vida e saúde dos colaboradores, mantendo um ambiente de trabalho saudável e seguro e preservando o meio ambiente e mitigando aspectos e impactos ambientais;
- Coordenar os processos e pessoas das áreas de saúde, segurança, meio ambiente;
- Prevenir efeitos danosos ao meio ambiente, agindo sempre em conformidade com as leis brasileiras e as normas sobre a matéria;
- Promover inspeções nos locais de trabalho, identificando condições perigosas, tomando todas as providências necessárias para eliminar as situações de riscos, bem como treinar e conscientizar os funcionários quanto a atitudes de segurança no trabalho;
- Preparar programas sobre segurança do trabalho, incluindo programas de conscientização e divulgação de normas de segurança, visando ao desenvolvimento de uma atitude preventiva nos funcionários quanto à segurança do trabalho;
- Determinar a utilização pelo trabalhador dos equipamentos de proteção individual (EPI), bem como indicar e inspecionar equipamentos de proteção contra incêndio, quando as condições assim o exigirem, visando à redução dos riscos à segurança e integridade física do trabalhador;
- Colaborar nos projetos de modificações prediais ou novas instalações da empresa, visando a criação de condições mais seguras no trabalho;
- Pesquisar e analisar as causas de doenças ocupacionais e as condições ambientais em que ocorreram, encaminhando a gerência a situação e contribuir na tomada de decisão quanto as providências exigidas em lei, visando evitar sua reincidência, bem como corrigir as condições insalubres causadoras dessas doenças;
- Promover campanhas, palestras e outras formas de treinamento com o objetivo de divulgar as normas de segurança e higiene do trabalho, saúde e meio ambiente bem como para informar e conscientizar o trabalhador sobre atividades insalubres, perigosas e penosas, fazendo o acompanhamento e avaliação das atividades de treinamento e divulgação;
- Colaborar com a CPATP em seus programas, estudando suas observações e proposições, visando a adotar soluções corretivas e preventivas de acidentes do trabalho;
- Levantar e estudar estatísticas de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho, analisando suas causas e gravidade, visando a adoção de medidas preventivas;
- Prestar apoio à SIPATP, organizando as atividades e recursos necessários;
- Elaborar relatórios e demais documentos exigidos pelo Ministério do Trabalho;
- Garantir adequada integração para todos os novos colaboradores, mudanças de função e funcionários terceiros, bem como dos visitantes que adentram a área fabril da unidade;
- Coordenar a implantação e manutenção do sistema de gestão de SSO e Meio Ambiente, sendo facilitador para todos os coordenadores de elementos e fomentando as discussões entre o sistema de gestão;
- Comunica internamente aos interessados sobre todos os acidentes ocorridos, seguindo fluxo de comunicação estabelecido por norma, garantindo que as devidas ações serão tomadas, que o acidentado terá o acompanhamento devido e que o ocorrido será investigado;
- Participar das inspeções planejadas através de visitas pelo terminal a fim de verificar as condições do ambiente;
- Participar das investigações de acidentes do trabalho, auxiliando e contribuição para investigação de qualidade;
- Desenvolver e acompanhar indicadores de segurança do trabalho, bem como emite relatórios de acompanhamento;
- Garantir correto gerenciamento dos requisitos legais aplicáveis através da ferramenta disponibilizada pela empresa;
- Controlar e garantir instalações adequadas e o respectivo laudo de AUTORIZAÇÃO DE VISTORIA DO CORPO DE BOMBEIROS;
- Avaliar criticamente o PPRA da unidade e apontar situações críticas para discussão;
- Implantar o plano de emergências da unidade;
- Elaborar PPP ou fazer gestão em conjunto com área de RH;
- Identificar todos os perigos e riscos da unidade conforme sistema de gestão e lançar, relacionar os riscos com os requisitos legais;
- Fazer a gestão de licenças ambientais pertinentes a unidade;
- Responsabilidade por assegurar que a integridade do SGI seja mantida quando forem planejadas e implantadas mudanças no SGI.
Requisitos e qualificações
- Ensino Superior em engenharias ou áreas correlatas;
- Pós-graduação em Engenharia de Segurança;
- Experiência em gestão de saúde e segurança.
- Será um diferencial se você tiver:
- Experiência em implantar políticas de saúde e segurança;
- Inglês nível intermediário
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