
Especialista de acesso ao mercado – Sorriso/MT
Efetivo (CLT)
Principais atividades
- Análise do potencial da carteira, levantamento de volume de originação atual e das oportunidades a serem exploradas dentro deste mercado. Levantamento de participação por território e gaps por segmento / tipo de cliente. Estuda tendências, identifica oportunidades e ameaças.
- Planejamento Estratégico: Elabora planos de acesso a mercado por carteira, com entendimento das regiões de atuação, participação e influência da empresa.
- Apoiar segmentação. Entendimento dos diferentes perfis de produtores e parceiros. Priorização por tipo de cliente.
- Customer Share: Análise de participação nos segmentos e produtores
- Análise de Concorrência: analisa o atendimento e produtos oferecidos pelos concorrentes na região e compara com os nossos
- Acompanha a efetividade comercial (ritmo, estratégia de atuação, planos de ação).
- Execução e Monitoramento: Apoia a implementação das estratégias, acompanha os resultados, ajusta as táticas e garante o cumprimento dos objetivos.
- Conhecimentos Técnicos e de Mercado: Profundo conhecimento do setor agro, traders, legislação, regulamentações, tendências de consumo e comportamento dos produtores.
- Consolida e analisa informações de inteligência de mercado vindas do time comercial, como % comercializado, acompanhamento de lavouras etc. Construção do potencial de mercado da região e mercado acessível;
- Disponibilidade de viagens para vivência comercial.
Pré-requisitos
- Liderar Projetos de Acesso ao Mercado por Regional:
- Mapear e apoiar a execução das iniciativas estratégicas para expansão e sucesso da presença da no mercado de forma direcionada:
- Em quais regiões/carteiras temos a maior participação nos clientes?
- Quais segmentos são interessantes serem trabalhados?
- Em quais clientes a originação é alta, porém a fidelização não?
- Em quais clientes podemos buscar crescimento na originação?
- Quais clientes devem ser priorizados em uma ação de acesso?
- Integrar dados de diferentes fontes, garantindo a qualidade e consistência para tomada de decisão;
- Identificar Oportunidades e Desafios: Analisar o mercado, detectar tendências e desafios, e sugerir planos de ação. Identificar melhoria e otimização de processos;
- Propor e desenvolver ferramentas de gestão e acesso ao mercado da originação.
- Garantir Integração e Sinergia Estratégica: Alinhar as ações de acesso ao mercado com a estratégia comercial, visando maximizar resultados;
- Apoiar no gerenciamento das carteiras de clientes por comprador juntamente com os gerentes regionais de originação;
- Reportar quinzenalmente os indicadores de participação de mercado.
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