
Especialista de gestão fundiária – Serra do Salitre/MG
Efetivo (CLT)
Responsabilidades e atribuições
- Realizar análise documental e diagnóstico de imóveis e proprietários para atendimento a demandas internas e externas visando formalização de contratos, elaboração de relatório e emissão de pareceres;
- Suportar na elaboração de contratos e instrumentos diversos associados ao processo negocial de terras, indenização e reassentamentos;
- Realizar a gestão de forma quanti-qualitativa a entrega dos serviços realizados por empresas fornecedoras e promover a medição dos trabalhos executados;
- Conduzir atividades relacionadas à regularização de imóveis, tais como, averbações diversas, lavratura, registro de escrituras, procurações, etc;
- Realizar a gestão de cadastro e/ou levantamento topográfico, identificação cartorial das propriedades e/ou proprietários/ocupantes de imóveis, cadastro patrimonial, avaliação de imóveis e de benfeitorias, vistorias cautelares, laudos de evolução de danos e outros;
- Realizar a gestão de dados dos imóveis da Eurochem e/ou sob a titularidade/posse de terceiros, bem como de seus respectivos documentos, em modo físico e eletrônico;
- Apoiar negociações de aquisição de terras, locação, arrendamento de imóveis, instituição de servidões, permuta de direitos, autorizações e indenizações;
- Realizar diagnósticos de processos fundiários, judiciais e documentais com a finalidade de identificação e mitigação de riscos;
- Realizar a interface com agências fundiárias, como INCRA, EMATER, IMA, entre outras;
- Realizar a gestão tributária dos imóveis de responsabilidade da Eurochem, como emissão e pagamento ITR, CCIR, entre outros.
- Conduzir processos de descaracterização, desmembramentos, retificações e unificações de áreas, matrículas, etc;
- Realizar a gestão de empresas terceiras/contratadas para o desenvolvimento de atividades relacionadas a temática fundiária, ambiental e documental;
- Administrar os imóveis e servidões relacionados às concessões, garantindo a integridade e a regularidade dos ativos da Eurochem.
- Realizar a gestão fundiária das propriedades da Eurochem para evitar invasões, sobreposições de matrículas, etc;
- Conduzir a realização e manutenção de aceiros, manutenção de cercas, retirada de bovinos, etc;
- Conduzir e apoiar o processo de regularização fundiária, identificando e solucionando pendências que possam comprometer a legalidade das propriedades e operações da cia;
- Executar atividades diárias essenciais, tais como, gestão das propriedades, obtenção de anuências diversas, coleta de assinaturas, contestações técnicas, due diligence, entre outros;
- Suportar a Eurochem em seu controle patrimonial e manutenção de posse de suas propriedades rurais;
- Realizar o controle documental e geoespacial da base de propriedades da Eurochem, visando criar uma base para análise das áreas no CAR, PRA, RL, Direitos Minerários, APP, Compensações, ITR, GEO e CCIR;
- Conduzir atividades de georreferenciamentos, levantamentos e demarcações topográficas, geoprocessamentos e certificações junto ao SIGEF, INCRA, entre outros;
- Realizar a inscrição, retificação e alterações de Cadastro Ambiental Rural – CAR;
- Acompanhar e analisar os investimentos (CAPEX) e despesas operacionais (OPEX) relacionados ao tema fundiário;
- Realizar outras atividades relacionadas à sua área de atuação, colaborando com diferentes equipes e departamentos para otimizar processos e resultados;
- Desenvolver e manter indicadores fundiários atualizados, proporcionando uma visualização clara e acessível dos dados para facilitar a análise de desempenho e a tomada de decisões.
Requisitos e qualificações
- Ensino Superior em Engenharias Agronômica, Agrimensura ou Florestal;
- Experiência na função comprovada com tempo superior a 5 anos;
- CREA Ativo;
- Conhecimento em regularização fundiária, georreferenciamento de imóveis, geoprocessamento;
- Conhecimento em Sistemas de Informações Geográficas (Arcgis, Autocad, Google Earth, etc);
- Desejável conhecimento em legislação minerária e registros públicos;
- Pacote Office intermediário/avançado;
- Desejável inglês em nível intermediário;
- Carteira Nacional de habilitação – B;
- Experiência em análises documentais;
- Disponibilidade para residir na região de Serra do Salitre/MG.
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