Especialista em conservação – home office [vaga para mulheres]
Efetivo (CLT)
Responsabilidades
- Propor e facilitar a estratégia de incidência para restauração em conjunto com o time, refinando o posicionamento da empresa em políticas públicas de restauração.
- Internalizar e apoiar a implementação de metas e acordos globais relevantes a agenda da restauração (NDC, GBF) no Brasil, coordenando com respectivos instituições responsáveis no país e demais times da empresa.
- Integrar, priorizar e coordenar agendas de incidência em conjunto com o time, direcionando a estratégia para foco em resultados de grande impacto na agenda de restauração.
- Articular e representar institucionalmente o posicionamento da empresa, liderando e coordenando com o time diálogos e parcerias em níveis subnacional, nacional e internacional, junto a governos, sociedade civil, movimentos sociais, setor privado e demais atores relevantes.
- Fortalecer coalizões e coletivos multissetoriais em posicionamentos de políticas públicas, garantindo que esses espaços alimentem a agenda estratégica de restauração.
- Produzir insumos estratégicos de alto impacto (policy briefs, notas técnicas, etc), traduzindo ciência e conhecimento prático em mensagens políticas para impacto em escala.
- Integrar agendas transversais de políticas públicas com demais agendas da empresa, especialmente com Finanças verdes, Incidência política, Engajamento setorial e a cadeia da restauração.
- Coordenar planos de advocacy, antecipando agendas políticas prioritárias para restauração, mapeando riscos e oportunidades, e conectando ações a momentos-chave de decisão para a empresa.
- Promover aprendizagem e fortalecimento interno e externo, gerando e transferindo conhecimento em advocacy e incidência para a equipe e parceiros.
- Assegurar a sustentabilidade da estratégia de restauração por meio da captação de recursos, planejamento e gestão orçamentária, além da elaboração de relatórios a doadores e coordenação de consultorias e parceiros estratégicos, garantindo entregas alinhadas aos resultados esperados da estratégia da empresa.
- Atuar como porta voz de mensagens de comunicação na temática em nome da empresa, coordenando com times de Comunicação Socioambiental e Institucional.
Requisitos
- QUALIFICAÇÕES MÍNIMAS
- Graduação em áreas afins de Políticas Públicas, Direito, Relações Internacionais, Ciências Sociais ou Engenharia Florestal e Ciências Ambientais.
- Experiência mínima de 5 anos em políticas públicas, advocacy ou articulação institucional política em agendas socioambientais, com destaque para temática de restauração.
- Histórico de atuação em processos de formulação, implementação ou monitoramento de políticas ambientais, especialmente as relacionadas a restauração (ex.: Código Florestal, PLANAVEG, PSA, bioeconomia).
- Vivência em representação institucional, construção de posicionamentos estratégicos e engajamento com fóruns multissetoriais.
- Experiência em articulação política com governos e diferentes setores (sociedade civil, movimentos sociais, setor privado, academia, etc).
- Experiência de ao menos 5 anos em Soluções Baseadas na Natureza (SbN) e na prática da restauração de ecossistemas, incluindo vivências em órgãos públicos, ONGs, instituições privadas ou de pesquisa e demais setores relevantes.
- Conhecimento sólido da legislação ambiental e dos instrumentos legais de restauração e uso da terra.
- Capacidade de análise política e jurídica, elaboração de insumos estratégicos (notas técnicas, policy briefs, propostas regulatórias).
- Experiência comprovada na temática de restauração da vegetação nativa, incluindo políticas públicas, programas nacionais/estaduais (ex.: PLANAVEG, Reflorestar, PRA) e integração com mecanismos de conservação.
- Habilidade de articulação multissetorial e condução de processos participativos.
- Capacidade de trabalho colaborativa no cotidiano, com posicionamento de colaboração e respeito.
- Planejamento, gestão orçamentária e elaboração de relatórios para doadores e parceiros.
- Fluência em português e inglês.
- Capacidade de síntese e disciplina para manter foco estratégico.
- Capacidade de monitorar avanços de políticas públicas e comunicar resultados de forma clara e estratégica.
- QUALIFICAÇÕES PREFERENCIAIS
- Pós-graduação em gestão de Políticas Públicas e Governança, Direito Ambiental e áreas afins, além de áreas relatas a Restauração de Ecossistemas será diferencial.
- Experiência em conectar formulação de políticas públicas à implementação prática da restauração e SbN, com conhecimento dos biomas Mata Atlântica e Cerrado será diferencial.
- Espanhol intermediário será diferencial.
- Formação ou experiência em facilitação de processos, gestão de projetos e orçamentos, bem como vivência em diplomacia ou negociação internacional serão considerados diferenciais.
Benefícios
- Trabalhe com propósito.
- Modelo híbrido e flexível.
- Remuneração compatível com o mercado.
- Vale alimentação/refeição.
- Plano de saúde nacional.
- Benefício Bem-Estar.
- Apoio à saúde mental.
- Total Pass.
- Hospital Digital Vitta.
- Folga no seu aniversário.
- Licenças parentais estendidas.
- Auxílio-creche.
- Seguro de vida.
- Ambiente colaborativo, diverso e comprometido com a transformação do mundo.
Favoritar Vaga
Você deve entrar para favoritar este anúncio.
