
Especialista em riscos sociais, ambientais e climático – São Paulo/SP
Efetivo (CLT)
Responsabilidades
- Implementar, monitorar e atualizar políticas e processos de gestão de riscos sociais, ambientais e climáticos (RSAC) em conformidade com as normas do Banco Central.
- Estruturar e conduzir análises quantitativas e qualitativas para identificação, mensuração, monitoramento e mitigação de riscos.
- Atuar na integração de dados internos e externos, com foco em análises preditivas e geração de insights estratégicos.
- Garantir a aderência às exigências de reporte junto a órgãos reguladores e stakeholders.
- Desenvolver indicadores-chave de desempenho (KPIs) para monitorar a eficácia da gestão de riscos RSAC.
- Colaborar com áreas de responsabilidade social, crédito, tecnologia e outras áreas de risco para promover a transversalidade da agenda ESG.
- Utilizar ferramentas avançadas de análise de dados (Big Data, BI, IA/ML) para apoiar a gestão de riscos.
- Em conjunto com outras áreas de risco, apoiar no processo de Teste de Estresse Integrado, garantindo alinhamento com as diretrizes regulatórias e estratégicas da organização.
- Gerir e atualizar os normativos da área, com foco especial na PRSAC – Política de Responsabilidade Ambiental, Social e Climático, assim como garantir sua implementação em parceria com diversas áreas da organização.
- Participar ativamente do Comitê de Risco Socioambiental, assegurando a agenda, registro de pautas e acompanhamento das deliberações.
Requisitos
- Formação superior completa em Administração, Economia, Engenharia, Direito, Ciências Ambientais ou áreas correlatas.
- Experiência comprovada em gerenciamento de riscos socioambientais e climáticos no setor financeiro.
- Conhecimento profundo da regulamentação do Banco Central aplicável a RSAC.
- Domínio de ferramentas de análise de dados (SQL, Python, R, Power BI, Tableau, etc.).
- Sólido conhecimento em práticas e metodologias de gestão de riscos corporativos.
- Experiência na elaboração, revisão e desdobramento da RAS para as diferentes áreas da companhia.
- Experiência em integração e tratamento de alto volume de dados.
- Habilidade para elaborar relatórios técnicos, dashboards e apresentações executivas.
- Excelente habilidade de redação técnica, com domínio na produção de normativos, políticas internas e atas de reuniões executivas.
Benefícios
- Auxilio creche.
- Modelo de trabalho híbrido 3×2.
- Vale alimentação e vale refeição.
- Vale transporte.
- Assistência médica e Odontológica.
- Seguro de vida.
- Programa de bem estar e saúde.
- Day off no dia do seu aniversário.
- Participação nos lucros.
- Sem dress code: você pode se vestir como preferir.
- Horário de trabalho Flexível.
- Totalpass.
- Entre outros.
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