
Gerente de planejamento comercial e inteligência de mercado – Porto Alegre/RS
Efetivo (CLT)
Responsabilidades e atribuições
- Desenhar o plano comercial alinhado as metas, estratégias de expansão e alavancas de crescimento.
- Atuar em conjunto com os times comerciais apoiando nos modelos e dados para andamento de mercado e ritmo de execução.
- Compreender e modelar o potencial de mercado (cultura, região, perfil de cliente) definindo segmentação e cobertura de carteira.
- Desdobrar metas em planos de curto, médio e longo prazo com ações para cada regional.
- Coordenar o ciclo S&OP Comercial, integrando demanda, estoque e logística.
- Desenvolver modelos preditivos de oferta e demanda antecipando impactos em preço e disponibilidade.
- Desenvolver forecasts e projeções em parceria com FP&A.
- Liderar estratégias data-driven de CAC, LTV e ROI, em parceria com Marketing, voltadas à aquisição, retenção, cross-selling e upselling
- Estudar tendências para calibrar margens de todos os segmentos.
- Gerar insights de pricing, cross-selling, Barter para regiões de baixa performance ou em expansão.
- Implantar e governar o CRM, incluindo funil de visitas, oportunidades e pós-venda.
- Mapear e otimizar a jornada do cliente e influenciadores, acompanhando ciclo de vida.
- Gerenciar a carteira de clientes, definindo KPIs de churn, RFV e satisfação (NPS) em parceria com time de Marketing.
- Segmentar produtores por potencial de negócios, perfil de risco e rentabilidade (LTV).
- Estruturar dashboards executivos (Power BI) e ser o ponto focal de performance de vendas e reports para diretoria e conselho.
- Consolidar previsões de vendas, margem e risco em parceria com FP&A, Pricing e Riscos.
- Acompanhar KPIs críticos e conduzir rituais semanais de performance com o time comercial.
- Liderar projetos de originação sustentável (soja, milho, trigo, canola), assegurando cadeias de suprimento responsáveis e certificadas.
- Gerenciar indicadores ESG e mobilizar equipes internas para reduzir impactos ambientais e cumprir metas de sustentabilidade.
Requisitos e qualificações
- Graduação completa em Administração, Agronomia, Economia ou áreas correlatas.
- Experiência em gestão de carteira e segmentação de clientes e definição de metas de CAC/LTV.
- Domínio de métricas de funil, pipeline e ferramentas de CRM.
- Capacidade analítica avançada (Excel/BI); mindset orientado a dados.
- Disponibilidade para viagens.
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