
Gerente inteligência de mercado e planejamento estratégico – Belo Horizonte/MG
Efetivo (CLT)
Responsabilidades
- Responsável pelo desenvolvimento de novos negócios.
- Inteligência de mercado.
- Demanda e precificação.
- Acompanhar o plano de negócios e comercial da empresa (plano de 5 anos) para a região da América do Sul, que serve como guia estratégico para todas as atividades comerciais (em coordenação com o Marketing Global).
- Identificar oportunidades de crescimento e estabelecer estratégias para conquistar novos clientes e mercados, excelência de vendas, segmentação de clientes, gerenciamento de pipeline e efetividade de vendas.
- Trazer inteligência para o negócio através da consolidação de dados e tendências de mercado no Brasil e no restante da América do Sul para setores do ramo de óleo e gás, energia, e mercados de fornecimento de tubos industriais (automotivo, agrícola, construção).
- Analises de precificação e demanda, produzindo previsões com alto nível de confiança, utilizando estatística e modelos preditivos.
- Definir políticas que maximizem a rentabilidade e a competitividade da empresa.
- Contribuir para o desenvolvimento de novos produtos que permitam à empresa preservar sua competitividade e participação de mercado, por meio de análises adequadas e definição de tendências e oportunidades.
- Gerenciar o processo de análise de dados sobre o mercado, produtos, concorrentes, fornecedores, tecnologias e regulamentações, permitindo a identificação de oportunidades, a antecipação de demandas e a otimização da cadeia de suprimentos para maximizar a competitividade e a rentabilidade.
- Definir, implementa e avaliar o desempenho dos negócios por meio de métricas e indicadores-chave de desempenho (KPIs).
- Desenvolver estratégias para proteger os interesses da empresa em situações de concorrência desleal ou práticas comerciais inadequadas.
- Isso pode incluir ações legais, negociações com parceiros ou implementação de medidas de segurança.
- Conduzir estudos de marketing sob demanda.
Requisitos
- QUALIFICAÇÕES MÍNIMAS
- Superior completo – Administração, Engenharia, Economia, Marketing ou área relacionada.
- Especialização, Pós ou MBA – Administração, Engenharia, Economia, Marketing.
- Bons conhecimentos de Técnicas de Estrategia/ Marketing: Canvas, 7Ts, 4Ps, 5Cs, PEST, Jornada do Cliente, PowerMap, Proposta de Valor, Técnica de Pitch.
- Experiencia sólida com planejamento estratégico e entendimento financeiros relevantes (custos, EBITDA, MVC, CAPEX, OPEX).
- Conhecimento de estatistica, modelos preditivos.
- Conhecimento Financeiro (Custo Fixo, Custo Variável, EBITDA, MVC, Depreciação, Reconhecimento de Receita, CAPEX, OPEX, Leasing).
- Técnicas de Negociação, Precificação e Oratória.
- Inglês Avançado.
- Pacote office avançado (Excel, Power point).
- Domínio de Power BI, Pyton, e outros softwares.
- QUALIFICAÇÕES PREFERENCIAIS
- Espanhol Avançado desejável.
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