
Pesquisador em biologia molecular e eng. genética aplicada – Rio de Janeiro/RJ
Efetivo (CLT)
Responsabilidades
- Planejar, executar e supervisionar protocolos de extração de DNA a partir de diferentes tipos de amostras (tecido animal e vegetal, solo, água), com domínio dos fundamentos químicos envolvidos.
- Definir a estratégia de controle de qualidade da pureza e intregridade de DNA e de bibliotecas NGS, com discernimento sobre o uso de diferentes abordagens, como gel de agarose, bioanalyzer ou tapestation, de acordo com o objetivo da entrega.
- Desenvolver, otimizar, validar e interpretar reações de PCR e qPCR, ajustando parâmetros críticos que influenciam na estringência, especificidade e eficiência das reações.
- Preparar DNA para sequenciamento de Sanger e analisar resultados desse sequenciamento om interpretação crítica e resolução de possíveis problemas.
- Preparar e avaliar bibliotecas para sequenciamento illumina, como metabarcoding e shotgun, com interpretação crítica da qualidade.
- Participar do desenho de experimentos com base nos objetivos científicos, propondo soluções e resolvendo problemas técnicos.
- Integrar os resultados moleculares às grandes perguntas dos projetos, articulando com outras frentes (bioinformática, ecologia, cultivo etc.).
- Auxiliar os times nas atividades diárias para garantir altos níveis de qualidade científica e conformidade com Procedimentos Operacionais Padrão (POP) e protocolos.
- Manter registo organizado e detalhado dos protocolos, experimentos e resultados.
- Supervisionar entregas técnicas, garantindo rastreabilidade, qualidade e prazos.
Competências técnicas
- Domínio completo de extração de ácidos nucléicos (com e sem kits), com conhecimento profundo dos fundamentos químicos e técnicos envolvidos.
- Capacidade de desenhar primers e sondas para PCR e PCR em tempo real.
- Capacidade de desenhar, otimizar e interpretar reações de PCR e PCR em tempo real.
- Conhecimento profundo sobre bibliotecas para sequenciamento illumina como metabarcoding e shotgun: preparação, controle de qualidade, limitações e critérios de sucesso.
- Compreensão dos requisitos técnicos de amostras de DNA para diferentes plataformas de sequenciamento (Illumina, PacBio), mesmo sem operar os equipamentos.
- Interpretação crítica de dados de Sanger.
- Bioinformática básica aplicada à biologia molecular (BLAST, Primer-BLAST, alinhamentos no MEGA ou similares).
- Fundamentos e prática de engenharia genética, incluindo transformação e validação de organismos não-modelo.
- Trabalho digital-first – capacidade de pensar e agir priorizando soluções digitais, com foco em inovação, adaptabilidade e eficiência no uso de tecnologias digitais para alcançar objetivos.
- É desejável experiência com Google Workspace e Notion.
- Inglês para interlocução com parceiros estrangeiros, leitura e redação de artigos científicos.
Competências comportamentais
- Alta autonomia técnica e pensamento estratégico.
- Proatividade na resolução de problemas e no desenho de soluções inovadoras.
- Capacidade de integrar conhecimento molecular à lógica do projeto e às grandes questões de P&D.
- Clareza na comunicação técnica e habilidade para orientar e colaborar com diferentes membros da equipe.
- Comprometimento com prazos, entregas técnicas e qualidade do resultado final.
- Autodesenvolvimento contínuo – capacidade de buscar continuamente o aprimoramento profissional, identificando e superando limitações, além de adquirir novos conhecimentos e habilidades
Favoritar Vaga
Você deve entrar para favoritar este anúncio.