Pesquisador pl [hospital] – Porto Alegre/RS
Efetivo (CLT)
Responsabilidades e atribuições
- Alimentar e analisar indicadores de pesquisa, de acordo com os resultados mensais e as rotinas da instituição, para auxiliar as decisões da Gerência e da Superintendência.
- Analisar dados de pesquisa, através de análises descritivas e comparativas, utilizando métodos quantitativos e qualitativos, com a finalidade de gerar resultados e conclusões sobre os dados coletados nos estudos apoiados pelo Hospital .
- Atender atividades de monitoria e de auditoria externa de entidades patrocinadoras de estudos, instituições coparticipantes e órgãos regulatórios, realizando atividades como o acompanhamento de visitas de qualificação, apresentação de estrutura física e a resolução de dúvidas de monitorias, a fim de informar todas as etapas da pesquisa.
- Contribuir no monitoramento do cumprimento do orçamento da área de pesquisa do IEP, auxiliando no controle da receita e despesa mensal e propondo ações de correção quando necessário, buscando que sejam cumpridas as metas propostas.
- Coordenar as atividades desenvolvidas pela equipe de pesquisa, como o controle da frequência e banco de horas, escala de férias, treinamentos com a equipe e, avaliação por competência, a fim de contribuir com o Gerente no desenvolvimento de suas atividades, bem como contribuir no controle das despesas da área e no acompanhamento orçamentário estabelecido. Coordenar atividades de campo em pesquisa, dando suporte na organização de logística do trabalho dos coletadores de dados, para assegurar adequada obtenção de dados primários em pesquisa.
- Criar e manter biobancos e biorrepositórios de materiais biológicos, realizando aliquotagem, armazenamento, registro, organizando as amostras coletadas, para seu uso posterior em projetos de pesquisa. Fazer a gestão do produto investigacional, desde o recebimento, acondicionamento, dispensação, aplicação e devolução do mesmo.
- Desenvolver instrumentos de coleta, confeccionando questionários de pesquisa, fichas de coleta de dados e manuais operacionais, para seu uso em projetos de pesquisa conforme estabelecido em seus protocolos. Desenvolver e manter bancos de dados para pesquisa, utilizando ferramentas específicas de informática e estatística (Excel, Microsoft Access, STATA e SPSS), com a finalidade de manter organizadas as informações relativas à pesquisa para posteriores análises específicas. Ministrar cursos (presenciais e no formato de ensino à distância) de metodologia de pesquisa, estatística, ferramentas de pesquisa e criação de bancos de dados (especialmente MS Excel) para colaboradores da instituição, a fim de qualificar o manejo e análise de dados na instituição.
- Obter dados primários em pesquisa, através de atividades como, entrevistas com pacientes, entrevistas telefônicas, visitas domiciliares, revisão de prontuários, realização de exame físico e coleta de amostras biológicas, para assim atender as necessidades de pesquisa conforme estipulados nos protocolos de cada Página 2 estudo.
- Planejar o recrutamento de pacientes e chamar voluntários para participação nos estudos, por meio de anúncios (elaborados junto à área de Marketing), abordagem direta ou contatos telefônicos, com a finalidade de selecionar participantes para as pesquisas em andamento, conforme os protocolos das mesmas.
- Processar dados primários de pesquisa, executando o processamento e a análise de amostras biológicas e a interpretação de exames clínicos ou complementares, com a finalidade de gerar dados para análise quantitativa ou qualitativa. Realizar controle de qualidade dos dados obtidos em pesquisa, através de revisão de documentos-fonte ou entrevistas telefônicas, a fim de assegurar a veracidade das informações coletadas.
- Receber os questionários de solicitação de realização de estudos, fazer as tratativas para encaminhamento à aprovação, avaliando previamente a viabilidade da pesquisa, verificando custo e demais observações, a fim de encaminhar para o Gerente do IEP para verificação de viabilidade do estudo e posterior aprovação do comitê de ética em pesquisa. Redigir artigos científicos, utilizando dados de pesquisa desenvolvidos nos estudos conduzidos ou apoiados pelo Instituto de Educação e Pesquisa, com o propósito de divulgar a produção científica da instituição.
- Redigir protocolos e projetos de pesquisa, submetendo-os ao CEP e à CONEP, de acordo com as normas técnicas estabelecidas, com o propósito de obter aprovação para iniciação de estudos.
- Revisar dados secundários em pesquisa, realizando revisão e extração de dados de artigos científicos e obtenção de dados relacionados a custos em saúde, com a finalidade de desenvolver revisões sistemáticas, diretrizes clínico-assistenciais e avaliações de tecnologias em saúde.
- Treinar a equipe que participará de determinados projetos, através de aulas expositivas, tutorias e suporte à distância (suporte telefônico e por e-mail), visando à adequação do estudo ao seu protocolo e o cumprimento das exigências estabelecidas pelos órgãos competentes.
Requisitos e qualificações
- Escolaridade Básica: Formação superior completa, alinhada com a característica de atuação na área, exceto medicina.
- Escolaridade Desejável: Especialização ou mestrado em andamento, alinhado com as necessidades de Projetos da área.
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