Prestador de serviço especializado (revisão de políticas e manuais) – São Paulo/SP
Autônomo / PJ
OBJETO
- A contratação tem como objetivos contratar um(a) especialista para:
- Revisar e atualizar Políticas e Manuais (e seus anexos) existentes;
- Desenvolver novos conteúdos para Políticas e Manuais, conforme necessidade;
- Garantir que os documentos estejam alinhados às boas práticas de gestão e à legislação aplicável;
- Assegurar clareza, coerência e padronização dos documentos.
- O(a) especialista contratado(a) deverá:
- Revisar e propor melhorias nos documentos já existentes nas áreas de Projetos, Engajamento, Comunicação e Administrativo Financeiro.
- Realizar diagnósticos junto à equipe da PPA para identificar lacunas e necessidades de novos conteúdos.
- Elaborar novos documentos ou capítulos de Políticas e Manuais, conforme necessidades indicadas no processo de diagnóstico.
- Alinhar os documentos com as melhores práticas de mercado e as especificidades da atuação na Amazônia.
- Fornecer suporte na implementação dos documentos revisados ou elaborados.
DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS E ENTREGAS
- O trabalho será realizado em etapas estruturadas, conforme detalhamento a seguir:
- Elaboração de diagnóstico e Plano de Trabalho detalhado – formato: planilha Excel (.xlsx) ou detalhamento em quadro do Monday (sistema de gestão PPA)
- Realização de reuniões/entrevistas com as áreas da PPA, responsáveis por cada uma das Políticas e Manuais, visando um diagnóstico inicial e mapeamento de oportunidades de melhoria nos documentos existentes. Também deverá ser entregue um Plano de Trabalho detalhado com indicação de etapas e prazos para atualização de cada documento.
- Consolidação das versões narrativas atualizadas das Políticas e Manuais PPA – formato: versão descritiva em texto corrido (.doc)
- Apoio na sistematização de novos processos existentes, criação de novos documentos ou capítulos (conforme demandas identificadas), desenvolvimento de esquemas/diagramas específicos, redação e revisão geral e ortográfica das Políticas e Manuais da PPA e seus anexos, conforme especificação a seguir:
- Administrativo Financeiro:
- Política Administrativo Financeiro, com nível alto de esforço (sistematização de processos, criação do outline, redação e revisão geral/ortográfica).
- Prioridade: alta
- Prazo: início de fevereiro de 2025
- Engajamento:
- Política de Associação, com nível médio de esforço (criação do outline, redação e revisão geral/ortográfica).
- Prioridade: alta
- Prazo: final de fevereiro de 2025
- Política de Relacionamentos, com nível baixo de esforço (redação e revisão geral/ortográfica).
- Prioridade: baixa
- Prazo: 2º trimestre de 2025
- Comunicação:
- Política de Comunicação (que inclui o template da Ficha e do Plano de Comunicação), com nível baixo de esforço (revisão geral/ortográfica).
- Prioridade: alta
- Prazo: início de fevereiro de 2025.
- Projetos:
- Política de Gestão de Projetos (que inclui a Política de Entrada, Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem e a Política de Acompanhamento Financeiro dos Projetos), com alto nível de esforço (sistematização de processos, criação do outline, redação e
revisão geral/ortográfica). - Prioridade: baixa
- Prazo: outubro de 2025
- Política de Gestão de Projetos (que inclui a Política de Entrada, Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem e a Política de Acompanhamento Financeiro dos Projetos), com alto nível de esforço (sistematização de processos, criação do outline, redação e
QUEM PODE PARTICIPAR
Qualquer consultoria especializada ou consultor(a) com pessoa jurídica legalmente constituída no território brasileiro pode submeter uma única proposta no âmbito deste Termo de Referência. Pessoas Físicas e Organizações Públicas não podem participar.
- Perfil do(a) prestador de serviço:
- Formação superior em áreas como Administração, Gestão de Projetos, Comunicação, Direito ou correlatas;
- Experiência comprovada na elaboração e revisão de Políticas e Manuais organizacionais;
- Conhecimento em boas práticas de gestão, legislação aplicável e normas de conformidade;
- Habilidade para trabalhar de forma colaborativa com equipes multidisciplinares;
- Desejável experiência no contexto da Amazônia e/ou em organizações de impacto socioambiental.
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