
Supervisor(a) de ssma – Goianápolis/GO
Efetivo (CLT)
PRINCIPAIS ATIVIDADES
- Acompanhar as auditorias de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, internas e externas;
- Acompanhar e avaliar continuamente o processo de ações corretivas e preventivas, quando da ocorrência de registros de não conformidades, relacionadas a acidentes de trabalho ou a doenças ocupacionais, bem como as questões de meio ambiente;
- Identificar as tendências e ocorrências com o objetivo de orientar a gestão local no tratamento de não conformidades e desvios;
- Desenvolver, implementar e manter ferramentas e instruções de trabalho de fácil entendimento e amigáveis, otimizando a interface com clientes internos;
- Garantir a avaliação dos Requisitos Legais e atendimento aos seus quesitos no sistema contratado;
- Garantir os documentos técnicos como relatórios, mapas de risco, laudos técnicos, entre outros, de acordo com a necessidade da empresa;
- Gerir as licenças ambientais e de segurança do trabalho, bem como suas condicionantes;
- Gerir e garantir a execução dos treinamentos obrigatórios que asseguram a Gestão de Saúde, Segurança e Meio Ambiente e atendimento aos requisitos legais em sua localidade, de acordo com a Matriz de Treinamentos da empresa;
- Gerir atividades de risco – Permissões de Trabalho (PTs), Análise Preliminar de Riscos (APRs), checklists;
- Gerir brigada de emergência – reuniões mensais e simulados;
- Gerir, supervisionar e garantir os processos do time para controle de fornecimento, troca e anotação de entrega dos EPIs;
- Implementar e fazer a gestão e melhoria contínua (ou padronização de processos) dos procedimentos, padrões e dos programas corporativos relacionados a Saúde, Segurança e Meio Ambiente;
- Implementar medidas e ações de higiene, segurança de pessoas e instalações da empresa, promovendo a prevenção de riscos ambientais, a proteção contra riscos de acidentes de trabalho e riscos ao meio ambiente;
- Manter atualizado e implementado o sistema de gestão de Segurança, Saúde e Meio Ambiente e suas políticas, baseado na ISO 14001, 45001 e Responsabilidade Social, conforme localidade e região de atuação;
- Manter atualizado o levantamento de perigos e riscos e aspectos e impactos ambientais;
- Manter atualizados os documentos normativos e previdenciários da sua localidade, como PPP, PCMSO, PGR, AEP/AET, LTCAT, Laudo ergonômico, Ordens de Serviço (OS), entre outros;
- Manter a capacitação técnica do time sob sua responsabilidade;
- Mapear e analisar as áreas de risco e condições de saúde, segurança e meio ambiente da sua unidade, inclusive para novos projetos e solicitações de modificações;
- Participar de reuniões mensais da CIPA, realizar inspeções e elaborar planos de ação;
- Promover ações que harmonizem as práticas e/ou os processos de trabalho voltados a atender à Gestão em Saúde, Segurança e Meio Ambiente, em alinhamento com as diretrizes corporativas;
- Realizar a gestão dos indicadores de Saúde, Segurança e Meio Ambiente conforme a região de atuação, promovendo, através do processo de análise crítica, a melhoria contínua dos processos de trabalho — incluindo os monitoramentos de incidentes, consumo de recursos naturais, geração de resíduos e efluentes, e coleta seletiva, para garantir o atendimento às diretrizes normativas;
- Supervisionar as atividades rotineiras e não rotineiras relacionadas à área de segurança do trabalho, saúde ocupacional e meio ambiente, bem como a equipe da unidade;
- Suportar tecnicamente as áreas das regiões de atuação no que tange aos temas de segurança, saúde e meio ambiente.
FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA NECESSÁRIAS
- Graduação em Segurança do Trabalho, Gestão Ambiental ou áreas afins;
- Desejável Pós Graduação Cursando em Engenharia de Segurança do Trabalho;
- Conhecimento em fluxos e gestão de licenças e alvarás de Segurança e Meio Ambiente;
- Experiência com Ferramentas de gestão (Planos de ação, check lists de verificação, controles diversos);
- Experiências anteriores em cargo de gestão;
- Competências técnicas: ISO 14001 e ISO 45001.
Favoritar Vaga
Você deve entrar para favoritar este anúncio.