
Técnico(a) de setor de filhotes – Foz do Iguaçu/PR
Efetivo (CLT)
Responsabilidades
- Realizar os procedimentos necessários para registro de nascimento, anilhamento, transferências e retirada de anilhas fechadas para marcação dos filhotes, formalizado em documento específico.
- Observar o comportamento nos ninhos, registrando posturas, nascimentos e óbitos em documento específico e informar o seu lider imediato.
- Realizar as atividades de preparo e armazenamento dos alimentos dos animais neonatos e filhotes, de acordo com o protocolo estabelecido e aprovado, bem como oferecer alimentação, conforme fase de desenvolvimento.
- Administrar medicamentos por via oral aos filhotes, conforme orientação pela área responsável e pela disponibilização de receituário.
- Realizar atividades de manutenção, limpeza e conservação, contribuindo para que os ambientes utilizados, equipamentos e materiais estejam limpos e organizados e as estruturas íntegras.
- Realizar atividades relacionadas ao peso, tamanho e comportamento dos animais neonatos e filhotes, bem como realizar os registros e atualizações e comunicar o lider imediato.
- Comunicar imediatamente à equipe e superior imediato quaisquer intercorrências ou alterações relacionadas aos animais, estrutura, equipamentos, materiais e falta de insumos.
- Monitorar vistorias nos ninhos e recintos presencialmente com objetivo de identificar se as estruturas estão seguras, e verificar as condições físicas e comportamentais dos animais, entre outras ações relacionadas à saúde e bem-estar.
- Executar e acompanhar os procedimentos necessários quanto aos cuidados e manejo dos ovos da incubação ao nascimento, bem como realizar a técnica de ovoscopia, com registro e atualização das informações, tais como temperatura e umidade.
- Apoiar o veterinário nos procedimentos de microchipagem e sexagem de filhotes, bem como em contenção física e movimentação de animais.
- Realizar os procedimentos de retirada e descarte de ovos, seguindo o protocolo, bem como encaminhar ovos com morte embrionária ou filhotes em óbito para a área responsável.
- Acompanhar e observar os comportamentos de cuidado parental, a formação de novos casais e os filhotes nos recintos, conforme necessidade.
- Confeccionar ninhos e ovos falsos conforme a necessidade de cada animal, realizar as manutenções necessárias, bem como registrar e atualizar as informações e disponibilizar para as áreas responsáveis.
- Zelar pela manutenção, limpeza, conservação, guarda e controle de todo o material, aparelhos, equipamentos e de seu local de trabalho.
- Contribuir com o monitoramento geral do comportamento dos animais e com o oferecimento pontual de itens de enriquecimento ambiental, em parceria com as áreas responsáveis.
- Registrar resultado de interação dos filhotes com o enriquecimento ambiental por meio de documento específico.
- Realizar as atividades sob sua responsabilidade, utilizando equipamento de proteção individual e de proteção coletiva.
- Executar os protocolos de segurança e de comunicação da Equipe de Resposta a Emergências determinados institucionalmente.
- Apoiar as atividades de recebimento, transferência, soltura, ambientação e demais cuidados com os animais, fazendo os registros necessários para formalização.
- Realizar atividades com animais seguindo protocolos sanitários estabelecidos pela área de Veterinária para recintos de animais e áreas de quarentena.
- Cumprir com os requisitos e processos de certificação e ou acreditação relacionados às atividades de manejo animal.
- Apoiar os projetos e ações com parceiros externos, incluindo a realização de atividades in situ, mantendo fluxo de comunicação com o líder imediato.
- Apoiar em atividades da área de Manejo conforme demanda, seguindo as orientações do gestor.
- Prestar suporte ao gestor e a equipe, bem como realizar atividades correlatas.
Requisitos
- QUALIFICAÇÕES MÍNIMAS
- Ensino superior completo em Ciências Biológicas, Medicina Veterinária ou Zootecnia.
- Idioma inglês e espanhol intermediário.
- Carteira Nacional de Habilitação – categoria B, apto a dirigir veículos manuais e automáticos.
- Conhecimento das ferramentas do Google Drive e Habilidades com Pacote Office, especialmente Excel.
- QUALIFICAÇÕES PREFERENCIAIS
- Desejável experiência em criação artificial e manejo reprodutivo de animais silvestres.
Benefícios
- Vale alimentação R$ 460,69.
- Vale transporte.
- Seguro de vida.
- Café da manhã e almoço no local.
- Plano de Saúde coparticipativo para o colaborador.
- Convênio com Farmácia.
- Ginástica laboral.
- Refeitório.
Favoritar Vaga
Você deve entrar para favoritar este anúncio.